Hello people!
Vamos começar a semana com um assunto gostosinho?
Se você está com seu bophe magia ou sua musa do verãocalornocoração há algum tempo, tenho certeza que já passou pela sua cabeça o título do post de hoje: Casar ou Juntar? #quemnunca?
Seja qual for sua decisão lembre-se, jovem gafanhoto, que a outra pessoa tem comportamentos diferentes dos seus, manias,TPM, amigos e amigas e uma bagagem diferente da sua. Logo, respeito e muita conversa são fundamentais.
Depois de levar essas informações em consideração, você tem que ter em mente o motivo pelo qual você quer viver com essa pessoa:
1 - Dividir as contas: Se o caso é esse, pense se não é legal derepente fazer isso com uma amiga(o). Não jogue uma relação bacanuda no lixo só porque você quer dividir as suas contas.
Legalmente falando: Se você quer apenas dividir as contas com seu namorado(a) vale fazer um Pacto de Namoro. Oi!? Isso mesmo, Pacto de Namoro. Ele serve para que caso o amor termine e cada um resolva tomar seu rumo. Para realizar o registro, basta comparecer ao cartório e declarar que apenas namoram e não vivem em união estável (que vamos falar logo menos), desta forma o outro não pode reivindicar nenhum direito dessa relação.
2- Test Drive: Seu caso é amor sincero e profundo e quer juntar os trapinhos, mas ainda não quer casar. Pra saber se relação decola para o happy end resolve fazer o tão famigerado test drive.
Legalmente falando: Se vocês vivem debaixo do mesmo teto, divindo contas, fazendo compras juntos, adquirindo bens, essa brincadeira de casinha, por si só já é considerada união estável. O documento é importante e lhe confere alguns benefícios como pensão alimentícia, plano de saúde e outras coisinhas que somente o conjugê teria acesso. Fique ligado: Não há um tempo mínimo para declaração de união estável.
3- Para passar seus genes adiante: Se o motivo é para ter uma família digna de propaganda de família, com direito a marido sarado, mulher que acorda com o cabelo no lugar e sem remelas, café na cama e golden retrevier correndo pelo gramado com as crianças, mas já passou da união estável, chegou a hora de realizar um casamento civil.
Legalmente falando: O casamento civil não é nada glamouroso, sendo realizado por um juíz de paz. A certidão de casamento traz ao casal mais tranquilidade em alguns aspectos. O principal deles é a herança, que no caso de união estável, pode haver divisão injusta dos bens.
Lembre-se, para tomar uma decisão tão importante como esta é necessário uma boa conversa sobre o assunto.
Espero que tenham gostado.
Beijinhos e uma linda semana.