segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dia do desbafo

Olá!

No geral começo a semana cheia de novidade, e acreditem, o que não me falta é novidade para mostrar, mas ontem me deparei com uma situação a qual preciso desabafar com vocês.
Eu fui até o shopping para sacar e carregar meu bilhete único e resolvi voltar de metrô (quem vive em São Paulo, sabe que metrô se não for em horário de pico é coisa linda de Deus).
Então eis que surge um repentista. Eu particularmente abstraio todo e qualquer som que me incomode, salvo os casos dos sem noção que resolvem ouvir música achando que celular é radinho de pilha, mas ontem resolvi prestar atenção, já que não tinha nenhuma pressão, havia feito o que precisava... e começa a cantoria.
Sinceramente, rolava um certa impertinência por parte do repentista, mas é assim fazer o quê? Cultural, saca?
Ele brincou com um e depois com outro e disse: "Agora vou cantar para o negão..." e foi a aí que o rebú começou!
O rapaz se sentiu ofendido e levantou e começou  meio que gritar com o outro perguntando quem ele achava que era pra chamar ele de negão. Ok, não foi legal, mas seria pior se ele tivesse chamado o rapaz de Branca de Neve, coisa que ele não era, certo? Enfim, rolou um stress e o rapaz disse em alto e bom som: "Volta pra sua terra seu nordestino, vagabundo!". Epa! De ofendido ele virou ofensor. Como assim? Aí te pergunto leitor, qual o problema em ser nordestino? 
No fim das contas ficaram se provocando, um chamando o outro pra briga até que a porta fechou e o metrô seguiu viagem.
Percebam que os dois estavam errados...
Aí me pergunto, se fosse Alcione, que todos intitulam Marrom, tivesse chamado ele de negão, será que teria rolado todo esse mimimi? E que raio de volta pra sua terra nordestino foi esse?
Hellooooooooo people! A gente vive no Brasil. Nossa raça é uma mistura maluca! Qual o problema de ser negro? Qual o problema de ser Nordestino?
Achei de uma hipocrisia desmedida.
Me senti ofendida.
Minha bisavó era negra, veio pra cá num navio negreiro, meu bisavô era índio! Minha avó nordestina. E pergunto, pra você: Sou menos digna que os demais? 
Claro que não!
TODOS MERECEM RESPEITO!
Independente de onde veio, a sua cor, o seu cabelo, a sua roupa.
Não importa. Todos devem ser respeitados como seres únicos que são. 
Acho um saco essa coisa de preconceito. As pessoas se ofendem por coisa miúda e quando realmente tem que fazer algo, baixam a cabeça e aceitam.

Estava com isso entalado desde ontem e não escrevi nem metade do que gostaria, mas espero que pensem nisso.

Beijinhos e uma semana iluminada a todos.

8 comentários :

  1. Pois é, cada vez mais as pessoas perdem a noção e o bom senso!
    Semana passada conversando com um rapaz do trabalho ele me chamou de moreninha e se ofendeu quando numa BOA eu disse: não precisa me chamar assim sou negra :)
    Ele qra me provar por A + B que por eu ter cabelo escovado e outros fatores que ele julgou pertinente. Qual o problema de chamar alguém de negra(o) sendo ou não assim certas coisas me irritam! E td tipo de preconceito é uma delas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!!
    Esse negócio de preconceito é complicado... Pq eu considero o sistema preconceituoso quando nos divide com cota e não nos une. Acho que nem só negros, podem ser pobres e etc.
    E como assim a lei é diferente para o racismo ou homofobia? São todos uma forma de preconceito, e não devia ter só para pretos, brancos, gays, gordos ou magros...Devíamos ter a consciência de respeitar o próximo em geral, e o governo garantir direitos iguais para todos. Quem sabe um dia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pois é, preconceito é mesmo complicado....
    Chegaram umas roupas lindas da Monster High... Passa pelo meu blog, se tiver um tempo, por favor?! O link é: http://lala-mh-ecologico.blogspot.com.br/ Beijos, gostei do post *--*

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que na verdade o repentista nem se deu conta quando chamou o rapaz de negão, antigamente isso era muito natural, sempre me chamaram de neguinha, neguinha linda, meu marido me chama de Nega, e dependendo da atitude da pessoa eu acho que nem é preconceito, mas estamos em um mundo de que tudo é preconceito.

    ResponderExcluir
  5. "As pessoas se ofendem por coisa miúda e quando realmente tem que fazer algo, baixam a cabeça e aceitam."

    Pois é, concordo plenamente com você! E acho que o que a Marília disse também faz sentido, talvez o repentista nem tenha imaginado que poderia ofender tanto o rapaz, mas, né, hoje em dia o pessoal anda confundindo focinho de porco com tomada com uma facilidade medonha... triste, mas real.

    Minha tataravó era escrava, meu bisavô, mulato, e um de meus avôs era cearense loiro dos olhos azuis (herança da invasão holandesa) e, assim como você, penso que minha dignidade não é maior nem menor que de qualquer outra pessoa por causa disso. É triste ver que a letra da música ainda se aplica à realidade em alguns momentos: "assim caminha a humanidade: com passos de formiga em sem vontade".

    ResponderExcluir
  6. Nossa me senti muito bem com o que você disse, sou nordestina. O que acontece agora é que as pessoas se ofendem por muito pouco. o que dizer de um negro? É um negro! É ofensa? Não, é a verdade um negro é um negro . Um nordestino é nordestino! Desde quando a palavra nordestino virou ofensa? As pessoas começaram a tomar alguns conceitos como ofensivos por puro preconceito e virou essa bagunça. E por puro achismo, de querer ser melhor que o outro. Enfim não entendo essas pessoas.
    Passando para desejar um bom dia!
    Beijo no coração.
    yarasousa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O preconceito não está na palavra "nordestino" ou "negão" e sim na entonação que se dá quando falamos... só que as pessoas sentem necessidade de se ofender com tudo e na hora que acham necessário... Era conveniente ter um chilique no metrô pra se aparecer...
    Do mesmo jeito que ele falou p cara "agora o negão", ele podia ter falado pra vc "agora a ruiva". Isso é ser preconceituoso? Pra mim não.
    Mas o cara estava afim de uma briga e inclusive de atacar minorias com um "volta p sua terra, nordestino". E na boa, se aqui não é terra de nordestino, por que seria a dele? Isso foi preconceituoso e desnecessário.
    É a ditadura do mimimi... Se ele tivesse falado "agora o afro-descendente" teria dado certo?

    ResponderExcluir
  8. Complicado Aline.. eu super concordo com vc que as pessoas já passaram de um nível aceitável de qquer coisa...inclusive da "aceitação" saca? Não sei se me farei entender, mas acho que hj em dia está tudo tão exagerado.... não se pode fazer mais nada que a própria sociedade induz ao preconceito.. é bolsa familia, é cota m escolas...
    é criança q não pode se quebrar mais, reprovar de ano, não ser o que os outros não querem q eles sejam... o mundo esta se complicando cada vez mais e cada vez menos eu me encaixo.. complicado Aline.. =(

    Bjukas!!!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...