terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cutícula: Sua mais nova companheira

Quem acompanha o blog e lê o giro semanal da Aline, já percebeu como é importante cuidar das cutículas. 

A cutícula é uma proteção natural das unhas, que deve ficar no lugar onde ela sempre esteve desde os primórdios, para garantir que nenhum bichinho mal intencionado se instale e acabe com as nossas belas garrinhas. 

Eu resolvi não mais tirar a cutícula depois que li, reli e li mais um pouco sobre os benefícios de mantê-la nos dedinhos. Isso acontece desde que o blog começou, desde que meu vício veio a tona... há quanto tempo? Mais ou menos 6 meses. 

De lá pra cá percebi que minhas unhas ficaram mais fortes, o ato de fazer a manicure duas vezes na semana ficou bem mais rápido e sem contar que, não tenho mais problema em tirar bifes, ficar com os cantos doloridos e vermelhos. Pra quem faz a unha em casa, como eu, manter as cutículas é uma mão na roda, além de fazer bem para a saúde das unhas. 

Nessa empreitada tenho alguns rituais e alguns aliados. Quer conhecê-los? Vamos lá...





1. A Espátula
Tenho duas. Uma na caixinha dos esmaltes e uma no banheiro. Toda vez que vou lavar meu corpinho rechonchudo, aproveito que a cutícula está molinha e vou empurrando. Isso ajuda a dar forma à base da unha e facilita o trabalho na hora de empurrar quando é dia de esmaltar. 






2. Creme para as Mãos - Parte I
Sempre na bolsa, perto dos olhos e do coração, sempre pronto para ser utilizado. No carro, no metro, no ônibus. Na sala de espera do médico, onde quer que eu esteja. 
Atualmente estou usando o de Erva Cidreira da Natura Todo Dia.




3. Cera Nutritiva Unhas e Cutículas Granado

Minha melhor amiga. Ando com ela pra cima e pra baixo. É o meu vício. Vira e mexe estou com minha latinha rosa nas mãos massageando minha cutícula e dando uma empurradinha com as outras unhas mesmo nesse caso. De verdade, ela é a minha droga. Quando vejo que está acabando já corro pra comprar outra, não posso passar um dia sem sentir essa linda nas minha unhas. E a família toda compreende meu vício e o aceita numa boa!


4. Mira Cuticle Avon
Sempre a postos na hora de dormir. Passo em todas as unhas e vou para os braços de Morfeu. 
Para usar é simples. Ele é consistente, portanto não escorre das unhas. O que eu faço é passar um pouco em cada uma das bases e massageio. Mas deixo sempre um restinho pra ele ir fazendo durante a noite. 
Sempre tive muita cutícula e ele ajuda MESMO a reduzir o tamanho (mas deixa ela presente ainda!) e ajuda na hidratação. 




Esses são os cuidados diários. Mas ainda tem o ritual  para quando é hora de esmaltar as garrinhas. 



1. Removedor de Esmalte
Eu não uso acetona. NUNCA! Compro o removedor de esmalte da Avon, gasto quase o mesmo preço que um vidrinho de acetona e tenho melhores resultados. 
As unhas não ficam esbranquiçadas quando termino de tirar o esmalte antigo. Não ficam quebradiças e a cutícula e os cantinhos dos dedos não ressecam. 




2. Creme para as Mãos - Parte II
Na minha caixinha de esmaltes, fica mais um frasquinho de creme para as mãos. Após tirar o esmalte antigo com o removedor, passo um pouquinho em cada uma das unhas massageando bem. (Daquele jeito que as manicures fazem antes de colocar a unha de molho, sabem?)
Só depois do creme totalmente absorvido é que começo a esmaltação sempre com a base. Ultimamente o que tenho usado é o Natura Ekos, Cheiro de Moça Bonita.





3. Óleo Fortalecedor de Unhas Granado
Pra finalizar, não uso óleo secante nem aqueles sprays de secagem mega ultra rápida porque sempre que fazia uso de um desses dois, meu esmalte (fosse qual fosse) ficava repleto de bolinhas. 
Hoje, finalizo a manicure com uma gotinha do Óleo Fortalecedor da Granado em cada uma das mãos. Ele é Ótimo! Fortalece a unha de verdade e ainda hidrata. 
Deixo que a pele absorva por completo e ai sim, está tudo finalizado.



Se você chegou até aqui deve estar pensando que eu não faço mais nada da vida, além de hidratar minhas cutículas e deve ainda pensar que só uma desempregada (como eu! - rs), tem tempo pra isso. Mas eu te garanto que isso não custa tempo, não demanda um cronograma e nem um planejamento especial do seu dia. Eu fazia isso no caminho do serviço e muitas vezes ao dia lá mesmo. Fiquem tranquilas, não foi por isso que fui demitida!!!

Eu tenho orgulho de mostrar pra todo mundo minhas unhas e dizer que não tiro a cutícula. Quase ninguém acredita, mas é possível abandonar o alicate e conviver bem, em harmonia, paz e até ter uma relação de amor e carinho com suas cutículas... Olha só a prova viva ai embaixo:


Tirar a cutícula pode prejudicar a saúde das unhas, por isso, se mesmo assim você não conseguir parar de usar o alicate, tenha sempre à mão álcool 70% ou então um anti-séptico pra não deixar que nenhuma visita indesejada se aloje por baixo das suas unhas. 

Na sexta feira eu volto com mais um capitulo da série sobre as cuticulas. Ai vou mostrar todas as doenças que podem transformar o vício nosso de cada dia em um martírio!

3 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...