sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A História do Esmalte - Parte 4: A Idade Moderna

Zenti, depois de uma leve passeada pelo Antigo Egito e pelo Império Chinês, vamos adentrar na história moderna do esmalte. Tem muita curiosidade por ai... 


No início do século XIX, as unhas femininas eram bem curtas,moldadas a lima, arredondadas e discretas. Algumas mulheres usavam óleos para perfuma-las e vez por outra poliam com um pedaço de couro macio. Não usavam esmaltes, ela a unha natural que ditava a moda para as moçoilas.

Lá nos meados de 1.830, na Europa, o físico Dr. Sitts, tendo como inspiração os palitos de dentes, inventou o primeiro instrumento (usado até hoje) de manicure. Com o famoso "pauzinho de laranjeira", a cutícula poderia ser empurrada, sem feri-la e sem a necessidade de tirá-la. 

Antes dessa invenção, homens e mulheres usavam metais, ácidos e até tesouras para arrancar as pobrezinhas das cutículas. Imagina isso? Se com um alicate indefeso tem gente que faz um estrago danado na unha, imagina usando ácido?

A família do Dr Sitts era tão antenada nesse negócio de manicure, cutículas e afins que lá por volta de 1.892 a sobrinha dele começou a dar palestras sobre como cuidar corretamente das unhas e ensinava as mulheres de plantão a não tirar as cutículas. Ela criou um jeito novo de cuidar das nossas garrinhas e foi então que nasceram os primeiros salões de manicure. 

Agora, se desde o século retrasado todo o mulheril sabe da importância da cutícula, porque é que você ainda não abandonou o seu bom e velho alicate? Ou melhor, porque vc não trocou o seu alicate por uma cerinha linda e cheirosa da Granado ou da Fina Flor? Hein? Hein?

2 comentários :

  1. acho q ainda teremos muita historia pra contar!! rs..

    Bjukas!!

    www.unhasetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que texto legal! Nem sabia dessas curiosidades esmaltíticas. Puxa, de ácido a cerinhas até que evoluímos, né? ;)
    Beijocas
    Paula B.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...