Olá lindezas!
Hoje é dia 20 e pra quem sejoga na Sacola sabe que é dia de Chá de Comadres e o tema para esse mês não poderia ser mais pertinente que não o Outubro Rosa.
Mas e aí cara pálida!? Tu sabe o que significa o Outubro Rosa?
Sucintamente, a campanha tem por objetivo estimular a participação da população, empresas e entidades a prevenção e combate ao câncer de mama. O movimento teve início no final dos anos 90, mas o Brasil só deu o pontapé inicial em 2008.
Pra mim, Aline, devia ser Rosa o ano inteiro!
Nesse período algumas empresas fazem ações específicas.
Então vou mostrar algumas e a Renata, que teve a ideia pra esse post mais informativo, outras.
Vamos lá!?
Pense Rosa
As lojas Riachuelo em parceria com a ONG Orienta Vida, participa da campanha Pense Rosa que tem o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, por meio de mamografia, para a prevenção do câncer de mama.
A cada 120 dinheiros em compras, mais 5 malandrinhos você leva a pulseira a Pulseira do Bem, e além de ajudar na campanha ainda vai ficar super fashion.
As pulseira são feitas com o tecido Liberty, que é luxo, poder e glamour minha amiga!
 |
(imagem de reprodução) |
Só pra quem não conhece, tipo eu antes de escrever essa matéria, ficar boiando, a Liberty desenvolveu um tecido com estampas florais muito delicadas e que é a queridinha do momento.
Empresas como a A. Brands, Carlos Miele, Le Lis Blanc e outras já fecharam contrato com eles.
Que conhecer mais sobre o projeto Pense Rosa, acesse a página no
Facebook.
É ruim, mas não é o fim.
Eu, Renata, tive um pequeno probleminha com um câncer há um tempo atrás e no dia que eu fui marcar minha cirurgia, eu conheci uma pessoa que me foi muito especial – e que, com certeza, não tem nem ideia disso. A gente começou a conversar entre uma fila de espera e outra, enquanto resolvíamos um tanto de burocracia para a internação.
A verdade era que essa era a mulher mais feliz que eu vi pra marcar uma cirurgia relacionada com um câncer de mama. “É a última!”, ela me contou toda animada do mesmo jeito que me contou das outras que fez, da descoberta do problema e do tratamento.
Ela não sabe, mas aquela animação dela no meu momento me fez parar muito pra pensar e também na forma de reagir. A notícia de um câncer é sempre dura, mas nem sempre significa o fim. Não foi o dela e ela estava ali, super feliz e curada – porque a última cirurgia dela era a de reconstrução da mama.
Uma das coisas mais importantes pra que realmente não seja “um fim”, é o diagnóstico precoce. E um dos objetivos campanha de Outubro Rosa é pra lembrar justamente isso: prevenção e detecção precoce da doença.
O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) está com uma campanha
forte na prevenção: é preciso falar disso, é preciso conhecer isso.
Vale a pena entrar no
site (
por aqui ou clicando no banner acima) pra saber mais sobre a campanha ou pelo menos dar uma
olhada nessa cartilha aqui, que mostra informações importantes sobre o tema.
A campanha conta com as super-heroínas fazendo ações por São Paulo, que simbolizam mulheres comuns que cuidam da saúde pessoal, além de serem difusoras de informações para suas redes de contato contribuindo para desmistificar o tema.
E pra completar e realmente dizer que não é o fim, queria compartilhar com vocês as histórias de duas pessoas (duas corredoras) que superaram a doença e estão firmes e fortes.
A primeira é a
Debs (do
#colanadebs) que eu comecei a acompanhar por conta de dicas de corrida. Imagina a cena: mulher saudável, com uma família fofa e uma filha pequena, mil e um planos para um futuro e pá: um câncer de mama.
Eu acabei acompanhando toda a história da Debs pelo
Instagram entre dias difíceis e dias suaves, e ontem, depois de 4 meses sem quimio, a vi acompanhar uma pessoa na reta final da maratona de São Paulo.
Aqui
tem uma matéria bem legal onde ela conta como a atividade física ajudou durante o processo.
A segunda, o depoimento está em vídeo.
E sabe aquela conversa de que “atividade física faz bem pra saúde” que a gente ouve sempre e que entra por um ouvido e sai pelo outro? É melhor a gente ouvir mais e levar isso pra vida.
Não significa que fazer a atividade física vai impedir a doença, mas na hora da recuperação, ou ainda antes, na hora da preparação para a cirurgia, um corpo saudável faz toda a diferença porque o corpo tem mais resistência para combater a doença e agüentar os tratamentos. Experiência própria.
Quer saber mais?
Só acompanhar os posts sobre o Outubro Rosa das outras comadres:
www.loucasemaquiadas.com.brwww.makeagoraesempre.comwww.terapiafeminina.comwww.juponesa.comwww.littlebitofglamour.com