segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Chá de Comadres - Outubro Rosa


Olá lindezas!

Hoje é dia 20 e pra quem sejoga na Sacola sabe que é dia de Chá de Comadres e o tema para esse mês não poderia ser mais pertinente que não o Outubro Rosa.

Mas e aí cara pálida!? Tu sabe o que significa o Outubro Rosa?

Sucintamente, a campanha tem por objetivo estimular a participação da população, empresas e entidades a prevenção e combate ao câncer de mama. O movimento teve início no final dos anos 90, mas o Brasil só deu o pontapé inicial em 2008.

Pra mim, Aline, devia ser Rosa o ano inteiro!

Nesse período algumas empresas fazem ações específicas.

Então vou mostrar algumas e a Renata, que teve a ideia pra esse post mais informativo, outras.

Vamos lá!?

Pense Rosa

As lojas Riachuelo em parceria com a ONG Orienta Vida, participa da campanha Pense Rosa que tem o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, por meio de mamografia, para a prevenção do câncer de mama.
A cada 120 dinheiros em compras, mais 5 malandrinhos você leva a pulseira a Pulseira do Bem, e além de ajudar na campanha ainda vai ficar super fashion.
As pulseira são feitas com o tecido Liberty, que é luxo, poder e glamour minha amiga!

(imagem de reprodução)
Só pra quem não conhece, tipo eu antes de escrever essa matéria, ficar boiando, a Liberty desenvolveu um tecido com estampas florais muito delicadas e que é a queridinha do momento.
Empresas como a A. Brands, Carlos Miele, Le Lis Blanc e outras já fecharam contrato com eles.

(imagem retirada do Blog Estação)
Que conhecer mais sobre o projeto Pense Rosa, acesse a página no Facebook.



É ruim, mas não é o fim.

Eu, Renata, tive um pequeno probleminha com um câncer há um tempo atrás e no dia que eu fui marcar minha cirurgia, eu conheci uma pessoa que me foi muito especial – e que, com certeza, não tem nem ideia disso. A gente começou a conversar entre uma fila de espera e outra, enquanto resolvíamos um tanto de burocracia para a internação.
A verdade era que essa era a mulher mais feliz que eu vi pra marcar uma cirurgia relacionada com um câncer de mama. “É a última!”, ela me contou toda animada do mesmo jeito que me contou das outras que fez, da descoberta do problema e do tratamento.
Ela não sabe,  mas aquela animação dela no meu momento me fez parar muito pra pensar e também na forma de reagir. A notícia de um câncer é sempre dura, mas nem sempre significa o fim. Não foi o dela e ela estava ali, super feliz e curada – porque a última cirurgia dela era a de reconstrução da mama.
Uma das coisas mais importantes pra que realmente não seja “um fim”, é o diagnóstico precoce. E um dos objetivos  campanha de Outubro Rosa é pra lembrar justamente isso: prevenção e detecção precoce da doença.
O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) está com uma campanha forte na prevenção: é preciso falar disso, é preciso conhecer isso.

Vale a pena entrar no site (por aqui ou clicando no banner acima) pra saber mais sobre a campanha ou pelo menos dar uma olhada nessa cartilha aqui, que mostra  informações importantes sobre o tema.
Outra campanha que eu acho bem bacana é a do A.C. Camargo Câncer Center.

A campanha conta com as super-heroínas fazendo ações por São Paulo, que simbolizam mulheres comuns que cuidam da saúde pessoal, além de serem difusoras de informações para suas redes de contato contribuindo para desmistificar o tema.
E pra completar e realmente dizer que não é o fim, queria compartilhar com vocês as histórias de duas pessoas (duas corredoras) que superaram a doença e estão firmes e fortes.
A primeira é a Debs (do #colanadebs) que eu comecei a acompanhar por conta de dicas de corrida. Imagina a cena: mulher saudável, com uma família fofa e uma filha pequena, mil e um planos para um futuro e pá: um câncer de mama.
Eu acabei acompanhando toda a história da Debs pelo Instagram entre dias difíceis e dias suaves, e ontem, depois de 4 meses sem quimio, a vi acompanhar uma pessoa na reta final da maratona de São Paulo.
Aqui tem uma matéria bem legal onde ela conta como a atividade física ajudou durante o processo.
A segunda, o depoimento está em vídeo.
E sabe aquela conversa de que “atividade física faz bem pra saúde” que a gente ouve sempre e que entra por um ouvido e sai pelo outro? É melhor a gente ouvir mais e levar isso pra vida.
Não significa que fazer a atividade física vai impedir a doença, mas na hora da recuperação, ou ainda antes, na hora da preparação para a cirurgia, um corpo saudável faz toda a diferença porque o corpo tem mais resistência para combater a doença e agüentar os tratamentos. Experiência própria.

Quer saber mais?
Só acompanhar os posts sobre o Outubro Rosa das outras comadres:
www.loucasemaquiadas.com.br
www.makeagoraesempre.com
www.terapiafeminina.com
www.juponesa.com
www.littlebitofglamour.com

29 comentários :

  1. nossa, adorei as pulseirinhas do pense rosa, ainda nao conhecia e achei uma ótima maneira de apoiar a campanha

    www.tofucolorido.blogspot.com

    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. ahh gostei das pulserinhas...e adorei essa campanha do outubro rosa!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as pulseirinhas, é bem importante essas ações ne´. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou apaixonada pelas pulseiras, sao super fofas *-* E ainda apoiam a campanha, adorei.


    ww.tekatecla.com

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais linda! Nao conhecia as pulseiras, mas amei!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as pulseiras super fofas nn conhecia ainda, e tbm apoio a campanha ;

    ResponderExcluir
  7. Zilandra Batista Rodrigues20 de outubro de 2014 às 22:57

    Oi querida..primeiro quero dizer que gosto demais do cha das comadres,acompanho todas,segundo que adorei o tema abordado a campanha esse ano veio bem forte e legal os blogs estarem apoiando a causa ne?
    e tambem bom saber da eXperiencia que serve ate de alerta para muitas..EU POR EXEMPLO
    SUPER BEIJO BELO POST
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  8. Rê, que história linda...

    Mas não posso deixar as pulseiras do bem serem deixadas de lado... São super fashion e por uma ótima causa!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  9. Nossa sem palavras,que relato lindo.
    Eu amei a ideia das pulseiras,e é importante deixar sempre em alerta ne. Pois o mês é rosa ,mais a luta tem que ser todos os dias.

    ResponderExcluir
  10. Todo cancer é terrivel. Já tive problema de cancer com a minha mãe e foi dureza, mas tudo se ajeitou no final. É muito importante fazer a prevenção sempre!

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
  11. A prevenção é muito importante, pois se for descoberto no início tem grande chances de cura!!

    Bjs
    Tissy

    ResponderExcluir
  12. Aí que pulseiras lindas
    adoro o mês de Outubro que é de super conscientização!
    beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  13. Muito legal contar sua experiência! Eu sempre estou me olhando e cuidando

    ResponderExcluir
  14. Que pulseiras mais fofas... me apaixonei!!! <3
    Realmente, a prevenção é tudo.
    Eu estou sempre fazendo o auto exame e de 6 em 6 meses, faço um exame total de rotina o que inclui o preventivo e a mamografia.

    Beijinhos e uma linda semana.
    http://www.julianefreire.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu tive nódulos benignos nas mamas entre os 14 e 15 anos, desde aí comecei a me cuidar mais e a campanha de prevenção sempre tem que ser divulgada, eu desconhecia essa pulseira da Riachuelo.

    BlogMake-Lovers| FanPage | Twitter

    ResponderExcluir
  16. Super legais e importantes esses posts. ;)

    As pulseiras são fofas!

    Bjs.
    www.feufolandia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tive uma tia que teve cancer de mama e devido ao diagnostico errado do medico quando descobriu ja era tarde, estava super avançado. O diagnostico precoce é crucial para um bom prognostico da doença. Adoro as campanhas de outubro rosa e na minha opiniao devia ter em todos os 12 meses do ano para ninguem esquecer de fazer diagnosticos. Fico feliz de saber que você hj esta bem! Adorei o post e ja to desejando as pulseirinhas. Quero encher um braço todo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ainda não tinha visto essas pulseiras, achei super legal a iniciativa..

    Beijos
    http://www.andressalara.com/

    ResponderExcluir
  19. Essas campanhas são ótimas, as mulheres precisam realmente estar muito atentas pra isso, quando se descobre cedo tem muitas chances de cura. A pulseira do bem é uma graça.

    Bjs

    www.mademoisellebahia.com

    ResponderExcluir
  20. Oie meninas! Campanhas de conscientização nunca é demais né! Adorei as pulserinhas! Fiquei desejando várias para usar como na foto.
    Beijos!
    Blog Terapia Feminina
    Fã page do Terapia Feminina

    ResponderExcluir
  21. O principal é ajudar na conscientização né? minha tia faleceu de câncer em 97 por pura vergonha de ir ao ginecologista. Um absurdo mas ainda existem muitas mulheres e homens com essa mesma vergonha. Qto mais falarmos mais pessoas vão ouvir. Ótimo post! As pulseiras são uma graça! bjs!

    ResponderExcluir
  22. A pulseira é muito estilosa e uma boa sacada pra potencializar a conscientização.

    Muito legal partilhar a sua história Renata, sei que é dificil mas é um meio ainda mais eficiente do que qualquer campanha de conscientização. Pq a gente se coloca no lugar do outro.

    Beijos

    http://doce-feito-pimenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Que post mais delicado, gostei muito da forma que ambas trataram o assunto. Eu tenho muito medo de ter câncer pois já tive vários casos na família então faço acompanhamento periódico para caso aconteça ter o diagnóstico e tratamento o mais cedo possível. Parabéns pelo post!
    bjs
    Ari

    ResponderExcluir
  24. Não consigo usar pulsiera, menina, mas acho bonito nos outros. ;)


    Câncer: assunto delicado e importante, que nos deixa num patamar entre a realidade e a aceitação, do cuidado e a genética, dos maus hábitos aos bons...
    O relato demosntra seriedade e engajamento profundo.
    Tenho casos na família de outros tipos de câncer, e já tive o de pele, e acompanho com dermato e muito FPS...


    Parabéns pelo post, linda!!
    bjo

    ResponderExcluir
  25. Adorei, toda informação é importante para a conscientização de todas as mulheres, se cuidar é muito importante. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Esse é um movimento mto interessante! As iniciativas são excelentes e servem muito para alertar qto esse problema super grave. Beijos

    ResponderExcluir
  27. O legal deste post coletivo, foi que cada uma colocou sobre um tipo de coisa. Adorei o post de vocês.

    Beijos, www.femininetaste.com

    ResponderExcluir
  28. é muito triste esse câncer, infelizmente nós mulheres realmente não levamos uma vida tão saudável né? Mais mulheres vamos ficar mais atentas e cuidar melhor do nosso corpo começando pela prevenção que deve ser feita de 6 em 6 meses e lá o médico faz o exame de toque. sem contar que tbm temos que fazer em casa!

    ResponderExcluir
  29. Esse é um assunto que vale a pena ser dito e redito para que nossas mulheres possam se prevenir contra o câncer de Mama. Post muito informativo.

    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...