sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cutícula: Sua mais nova companheira (Parte 2)

Como prometido na terça feira, aqui estou eu para mais um post sobre nossa mais nova amiga, a D. Cutícula.

Andei pesquisando e descobri quais são as doenças mais comuns causadas por quem tira a cutícula. Vamos conhecer?

Pra começo de conversa, vamos dar a definição do que é a cutícula de acordo com o site Idmed da Uol:
A cutícula é uma membrana localizada ao redor da unha que tem como principal função a proteção do aparelho ungueal.

Sendo assim, a remoção dessa proteção deixa o caminho livre para visitas indesejadas. Eu ia colocar as fotos aqui, para o efeito ser mais forte, mas achei de mau gosto colocar para os corações fraquinhos verem. Por isso, vou colocar o link e quem quiser ver o resultado das doenças, é só clicar!


1. Onicomicose: é uma infecção causada por fungos. É o que conhecemos como micose e o mais preocupante é que essa infecção da unha pode ser uma porta de entrada para outras infecções mais graves, como erisipela. Para as fotos, clique aqui! Esse doença chega até a deformar a unha, deixando um aspecto feio, mesmo depois de curada. 

2. Paroníquia: é uma inflamação que atinge a pele ao redor unhas e é mais comum em mulheres que têm o hábito de retirar as cutículas ou “cutucar” com alicate ou outro objeto essa área, desencadeando assim uma forte inflamação. Fotos? Clique aqui. Muitas vezes, passar pomadas anti-inflamatórias ou tomar antibióticos não são o bastante, tendo assim, que submeter as garrinhas, já não tão lindas a uma cirurgia.

3. Distrofias ungueais: são alterações que causam deformidades desencadeadas pelo trauma direto nas cutículas. A unha é extremamente delicada. As cutículas idem. Por isso qualquer movimento mais brusco, além de arrancar um bife, sangrar horrores, arder quando passar o esmalte e repuchar quando fazemos qualquer coisa, pode causar um trauma na unha que a partir de então vai crescer com deformidade. Para ver uma unha bem deformadinha, clique aqui! Existem traumas mais amenos, sabe aqueles pontinhos brancos que aparecem de vez em quando nas unhas? São traumas!

Todas as informações para esse post super Plantão Médico, foram tiradas do site Idmed (que já está linkado lá em cima) e de pesquisas através do Google, com todos os sites também devidamente linkados. 

É isso ai, espero que tenha esclarecido mais um pouco sobre essa nossa nova melhor amiga, porque não basta passar um esmalte bapho se não cuidar direitinho das garrinhas. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...